A CONSTRUÇÃO DA POLÍTICA SOCIAL E AS FUNÇÕES DA PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL
SUMÁRIO INTRODUÇÃO 3 DESENVOLVIMENTO 4 CONCLUSÃO 8 REFERÊNCIAS 9
INTRODUÇÃO
O objetivo do presente trabalho é resgatar os aspectos históricos da construção das políticas sociais no Brasil, despertando a compreensão quanto aos processos determinantes que incidem na atual formatação das políticas sociais no Brasil. As direções profissionais do Serviço Social e sua incidência na construção das políticas sociais do Brasil. O despertamento da população em busca de seus direitos, e a posição do Estado quanto a tudo isso que será relatado. Por fim a Constituição Federal de 1988, no sentido de realizar um de seus princípios fundamentais, a cidadania, consagrará a assistência social como direito subjetivo público e política integrante do sistema de proteção social brasileiro.
DESENVOLVIMENTO
A prática da assistência, caridade, ajuda ao próximo, fazem parte de ações da humanidade ao longo dos séculos.
A Assistência Social antes da Constituição Federal de 1988 era constituída por iniciativas da própria sociedade na criação de grupos filantrópicos e religiosos, para ajudar a sociedade carente, na busca por melhorias no ambiente do trabalhador e sua família.
Foi em 1930 que o Estado começou a se impor intervindo na realidade social, nas situações de pobreza, abandono, negligência familiar, descaso com a classe trabalhadora, onde os trabalhadores reivindicavam melhorias no ambiente de trabalho e também para suas famílias. Essas manifestações resultou com o surgimento do Serviço Social como profissão, em 1936 oferecido pela igreja Católica por meio do Centro de estudos e Ação Social (CEAS) e em 1938 ocorreu a primeira regulação da Assistência Social foi a implantação do Concelho Nacional de Serviço Social (CNSS), dando assim suporte para o profissional de Assistência Social.
Na década de 1950 a Assistência