proteção social especial
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 – Anáilise institucional 12 5- Conclusão 14 REFERÊNCIas 15
1 INTRODUÇÃO
O Presente trabalho tem como tema a atuação do assistente social frente ao código de ética enfatizando a proteção social especial, como também desenvolverá uma análise em suas normas reguladoras: projeto ético-político, código de ética e a lei de regulamentação (Lei 8662/1993). Essas normas reguladoras são resultados da luta pela democracia, e contra os valores éticos-políticos do conservadorismo profissional.
Nessa perspectiva será realizado um breve resgate histórico desde a intenção de ruptura do Serviço Social com o conservadorismo, que se inicia com o surgimento do protejo ético-político a partir do movimento de Reconceituação na década de 70, tendo avanço na década de 80 devido a alguns acontecimentos, se consolidando na década de 90.
A partir dessas análises será estudado os espaços de inserção do assistente social, destacando os desafios éticos, teóricos e metodológicos para a implantação e implementação dos direitos sociais, destacando a proteção social especial.
Por fim, será cometida uma entrevista com o profissional de serviço social, tendo como espaço de inserção o Centro de Referência Especializado da Assistência Social do município de Pesqueira/PE. Será abordada a caracterização do serviço, seu histórico e a aplicabilidade do projeto ético-político no cotidiano desse profissional.
2 DESENVOLVIMENTO
O Serviço Social é uma profissão que atua no enfrentamento das expressões da questão social, advindas do sistema de produção capital/trabalho, seu surgimento se deu através das demandas da sociedade capitalista como forma de mediar conflitos, é institucionalizada pelo Estado, mas com uma prática conservadora ligada a Igreja Católica, governado pelo empirismo e pela