construção e e as funções da proteção social especial
cristiana rodrigues de oliveira santos
PRODUÇAO DO TRABALHO INDIVIDUAL:
Construção da Política de Assistência Social e as
Funções da Proteção Social Especial
Guarabira-PB
2014
cristiana rodrigues de oliveira santos
Construção da Política de Assistência Social e as
Funções da Proteção Social Especial
Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Serviço Social da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, em comprimento das obrigações das disciplinas de Ética e Legislação Profissional; Família, Cultura e Sociedade; Política Social Il equivalentes ao V Semestre.
GUARABIRA
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
Antes da Constituição Federal de 1988 a política social brasileira apresentava-se através de ações fragmentadas e inconclusas de previdência, assistência e de saúde, com a sua promulgação a assistência social passou a ser reconhecida como política social, facilitando o acesso dos cidadãos aos serviços básicos e buscando reduzir as desigualdades sociais. A Carta Magna brasileira que garante vastos direitos sociais a toda a população, pelo menos é o que está previsto em sua forma, é um grande ganho para o país, tendo em vista que antes dessa apenas algumas classes de trabalhadores podiam contar com direitos básicos de proteção social.
O principal objetivo da política social é garantir ao trabalhador a manutenção deste em situações que impeçam a sua sobrevivência e a de seus familiares, com a venda de sua força de trabalho. Durante o liberalismo o mercado passou a assumir o papel de fornecer todo o aparato necessário para garantir proteção social aos cidadãos, mas na verdade as políticas de proteção social desse período visavam quase sempre o lucro para o