Prospectar
O que é melhor_ prospectar por telefone ou visitar pessoalmente
A resposta para essa pergunta dependerá muito do tipo de produto ou serviço que você comercializa e do ramo de atividade em que atua. Mas, independentemente de qualquer coisa, o mais importante – e que devemos pensar antes mesmo de começar nossa prospecção – é como tornar o nosso dia a dia mais produtivo.
Vender é uma relação de causa e efeito. Entre as causas, uma das mais imprescindíveis é a quantidade de contatos que você faz diariamente. Quanto mais pessoas você contatar, mais chances terá de vender. É estatístico. Não é possível ter sucesso sem falar com uma grande quantidade de potenciais clientes. Sendo assim, a pergunta é: como nos tornarmos mais produtivos? Como conseguirmos o maior número de contatos e entrevistas possíveis? Será melhor agendar as visitas ou simplesmente fazê-las?
Para otimizarmos o tempo e conseguirmos falar com o maior número de pessoas obtendo melhores resultados, seguem algumas dicas:
Valorize o seu tempo e o de seu cliente – Acredito que está cada vez mais em desuso fazer visitas sem um prévio conhecimento do cliente, ou seja, chegar de surpresa sem ter horário marcado. Isso pode ser interessante quando você está aproveitando uma circunstância ou se você só vende de porta em porta. Do contrário, sempre que puder, tente agendar suas entrevistas. Num passado recente, fazer visitas frias era aceitável – e até existe uma frase que diz: “Ninguém pode te desligar se você estiver em pé à sua frente”.
Nos dias de hoje, com tanta tecnologia ao nosso dispor – celular, notebook, smartphone, etc.
–, não há motivo para não agendarmos nossas visitas. Toda vez que você marca um horário, suas entrevistas de venda se tornam mais valorizadas e importantes, além de mostrar mais profissionalismo e respeito pelo seu tempo e pelo cliente.
Tenha o telefone como um aliado – Se possível, separe pelo menos um dia na semana para agendar suas entrevistas