Propriedades Químicas do Álcool Etílico.
O Álcool Etílico, também chamado de álcool etílico, sofre oxidação sob a ação de solução de Dicromato de Potássio (K2Cr2O7) ou de Permanganato de Potássio (KMnO4) na presença de Ácido Sulfúrico (H2SO4) diluído, formando Aldeído Acético. O álcool etílico pode, também, ser oxidado a aldeído acético pelo Iodo (I2). Se houver excesso de Iodo poderá ser formando o Aldeído Triiodoacético (I3CCHO). O aldeído triiodoacético formando reage com o hidróxido de sódio (NaOH), produzindo o Iodofórmio (CHI3) e o Formiato de Sódio (HCOONa).
As reações podem ser monitoradas pela mudança na coloração e pelo odor característico do aldeído formado.
A reação a explica a formação do aldeído acético pelo dicromato de potássio. A reação b explica a formação do aldeído acético pelo permanganato de potássio e as reações c, d e em explicam a formação do aldeído acético com posterior formação do iodofórmio pelo iodo na presença de hidróxido de sódio.
2. Objetivos
Nesta aula o aluno deverá aprender a fazer algumas propriedades químicas do etanol. Os conceitos a serem assimilados nos alunos:
• Realizar a reação de oxidação do álcool etílico pelo dicromato de potássio para a obtenção de um aldeído;
• Realizar a reação de oxidação do álcool etílico pelo permanganato de potássio para a obtenção de um aldeído;
• Realizar a reação de oxidação do álcool etílico pelo iodo de potássio para a obtenção de um aldeído, com posterior formação do iodofórmio.
Materiais e Reagentes
Materiais
Tubo de ensaio
Pipeta
Bico de bunsem
Becker
Pinça de madeira
Proveta
Reagentes
Dicromato de potássio (0,125 M)
Ácido sulfúrico
Álcool Etílico
Permanganato de potássio (0,5 M)
Hidróxido de Sódio
Água destilada
Solução de Iodo
Procedimento Experimental