alcoois
QUÍMICA ORGÂNICA II
FARMÁCIA 3° PERÍODO
PROF. DANIELA
PROPRIEDADE DOS ÁLCOOIS
Alunos: Juliana Velten, Bruna Rocha, Suély Tambara, Marcilene Fernandes
VITÓRIA 2014
1. INTRODUÇÃO
Álcoois são compostos orgânicos que contêm um ou mais grupos hidroxila (OH) ligados diretamente a átomos de carbono saturado. A hidroxila é o grupo funcional dos álcoois, pois é a responsável pelas propriedades químicas desses compostos. No dia a dia, quando se fala em álcool, na verdade está se referendo a um álcool específico, o álcool de fórmula molecular CH3CH2OH, conhecido como álcool etílico e de nome oficial etanol.
O etanol é uma substância polar, por isso é solúvel em água, também polar, já que uma propriedade química determina que semelhante dissolve semelhante. A polaridade remete ao momento dipolar que é o produto do módulo da carga parcial pela distância entre os dois extremos de um dipolo. Essa carga parcial é formada devido à diferença de eletronegatividade entre os átomos do dipolo, capacidade que um átomo tem de atrair para si o par eletrônico que ele compartilha com outro átomo numa ligação covalente. No etanol, a polaridade está na hidroxila. O átomo de oxigênio é mais eletronegativo que o átomo de hidrogênio.
O álcool é menos denso - 0,806 – 0,810 g/cm3 - e evapora em temperaturas mais baixas do que a água - 78,4ºC - (essa propriedade permite que ele seja destilado - aquecendo uma mistura de álcool e água, o álcool evapora antes). A temperatura de ebulição está intimamente relacionada às forças intermoleculares, forças entre as moléculas, quanto maior essa força, mais difícil é afastar essas moléculas e maior a temperatura de ebulição. A hidroxila forma apenas uma ligação de hidrogênio, ligação intermolecular mais forte, enquanto que a água forma duas.
O ponto de fusão é à -114,5ºC por isso o etanol é líquido à temperatura ambiente.
Os álcoois têm