CARACTERIZAÇÃO DOS GRUPOS FUNCIONAIS
CURSO: LICENCIATURA PLENA EM QUÍMICA
DISCIPLINA: QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL
PROFESSOR: Dr. JOAQUIM S. DA COSTA JÚNIOR
CARACTERIZAÇÃO DOS GRUPOS FUNCIONAIS
Marcos Rodrigues Resende
Teresina, Janeiro de 2014
RESUMO
A partir das propriedades físicas e químicas de alcanos e alcenos é possível identificá-los. Este foi realizado com gasolina, querosene, vaselina, hexano e com o ciclo-hexano, observando-se as suas características como odor, viscosidade e volatilidade. Também sendo realizado a caracterização de grupos funcionais utilizando-se teste de Tollens, de Lucas e iodofórmio. Ainda foi estudado as propriedades químicas do álcool etílico através de reações químicas com diferentes reagentes como o K2Cr2O7, KMnO4 e H2SO4.
INTRODUÇÃO
Em química orgânica qualitativa a identificação e caracterização dos compostos orgânicos é uma parte importante da química orgânica. A partir disto é possível se identificar os vários grupos funcionais envolvidos e identificá-los.
Estes possuem vários métodos de identificação sendo um pela classificação preliminar do odor, cor e estado físico. Muitas vezes por meio das características físicas como odor, viscosidade, volatilidade é possível se identificar um composto orgânico (PAVIA, et al., 2009).
Os alcanos são compostos de pouca polaridade, sendo que as forças de atração que estão envolvidas entre as moléculas são do tipo dipolo-dipolo induzido (Van der Wals). Estes não possuem grupos funcionais e possuem ligações carbono-carbono e carbono-hidrogênio sendo estas ligações muito menos reativas do que as de grupos funcionais. A magnitude destas forças é proporcional ao tamanho da cadeia e se estas possuem ramificações. Os alcanos são quase totalmente insolúveis em água estando relacionado com seu baixo grau de polaridade e incapacidade de formar pontes de hidrogênio
(BARBOSA, 2000; CARVALHO,2002).
Os alcanos líquidos são em geral solúveis e dissolvem-se em