Serviço Social
CURSO SUPERIOR DE BACHARELADO EM SERVIÇO SOCial
UMA ANÁLISE DA FAMÍLIA CONTEMPORÂNIA
Cacoal
2013
Marilande Alves de Sousa
UMA ANÁLISE DA FAMÍLIA CONTEMPORÂNIA
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Filosofia, Sociologia, Fundamentos Históricos e Metodológicos do Serviço Social ll. Profs: Adarly Rosana, Lisnéia Rampazzo, Márcia Bastos, Sérgio Goes.
Cacoal
2013
INTRODUÇÃO
Neste trabalho, sobre a família contemporânea, pude analisar as varias formas de família, que é bem interessante, como, e porque ela se forma de cada maneira, é um assunto grande que se fomos analisar ao pé da letra fica um trabalho extenso, mais como temos um limite procurei com cuidado apenas expor o que achei de grande importância, e fiz uma analise sobre as famílias reconstruídas que é meu caso familiar e também conversei com amigos e amigas que também vivem esta situação.
“UMA ANÁLISE DA FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA”
Viver em conjunto, sob o mesmo teto, constitui um dos indicadores mais simples, e ao mesmo tempo mais óbvio, da existência de uma família que a separa das outras relações sociais, incluindo as de parentesco. Trata-se, todavia, para muitos, de um indicador insuficiente. Nem todas as pessoas que vivem juntas, nem, portanto todas as convivências, são consideradas ou auto definem-se como famílias.
TIPOS DE FAMILIA:
1. Família poligâmica
Os tipos de famílias encontrados ao redor do mundo são bastante variados. Algumas delas são poligâmicas, união conjugal em que o homem tem varias esposas ao mesmo tempo.
2. Família poliândrica É o relacionamento de uma mulher com mais de um marido simultaneamente.
3. Família consanguínea
É uma unidade composta por pessoas ligadas por laços de parentesco, formando uma linhagem comum, o marido, os seus pais, irmãos, avos, tias, tios e primos, formando assim um grande