caracterização de grupos funcionais
CENTRO DE CIÊNCIAS
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA ORGÂNICA E INORGÂNICA
CARACTERIZAÇÃO DOS GRUPOS FUNCIONAIS
NOME: MAXWELL MAIA
MATRICULA: 0361570
PROF: EDILBERTO
CARACTERIZAÇÃO DE GRUPOS FUNCIONAIS
PARTE EXPERIMENTAL
1. Caracterização de hidrocarbonetos:
1.1. Teste de bromo
Três tubos de ensaio foram nomeados de A, B e C. Depois foram adicionados cinco gotas de amostras nos seus respectivos tubos. Em seguida foram adicionados dez gotas de solução de Bromo em Tetracloreto de carbono. Após a adição da solução de Bromo verificou-se descoramento de solução no tubo B. Os tubos A e C foram levados para um rápido aquecimento e notou-se que no tubo C houve descoramento.
1.2. Teste de Baeyer
Nesse teste, cinco gotas de amostras A, B e C foram adicionadas em tubos com seus respectivos nomes. Depois foram adicionados dez gotas de solução de Permanganato de Potássio em cada tubo. Em seguida verificou-se descoramento no tubo B. A e C permaneceram inalterados.
2. Caracterização de álcool
2.1. Teste de Lucas
Três tubos de ensaio foram nomeados de D, E e F. depois foram adicionados cinco gotas de amostras nos seus respectivos tubos. Em seguida foram adicionados cinco gotas de solução de Cloreto de Zinco em Ácido Clorídrico (reagente de Lucas) em cada tubo. Com esse processo, no tubo F formou uma emulsão de aspecto leitoso. Os tubos D e E foram levados ao aquecimento e foi verificado que no tubo E formou uma emulsão de aspecto leitoso.
2.2. Teste de Jones
Duas gotas de amostras D, E e F foram adicionadas em tubos com seus respectivos nomes. Depois foram adicionadas dez gotas de acetona em todos os tubos e logo após seis gotas de Dicromato de Potássio em Ácido sulfúrico (Reagente de Jones). Em seguida verificou-se uma formação de um precipitado verde nos tubo D e E. o tubo F permaneceu inalterado.
3. Caracterização de Fenóis
3.1. Teste com Cloreto Férrico
Duas amostras sólidas, G e H, foram