nutrientes nas plantas
Um vegetal não se desenvolve normalmente se não obtiver os nutrientes que são necessários para o seu crescimento. Os elementos minerais essenciais são: nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, enxofre, boro, cloro, ferro, manganésio, zinco, cobre, molibidênio e níquel. Os elementos não minerais essenciais, (elementos captados como gás ou água) são: hidrogênio, oxigênio e carbono. Os elementos benéficos, são os que promovem o crescimento em várias plantas, mas que não são absolutamente necessários para que se complete o ciclo de vida da planta, ou que não age diretamente na planta: sílica, sódio, cobalto e selênio (Figura 1).
Os nutrientes indispensáveis são absorvidos pelas plantas em quantidades especificas, necessárias para o seu desenvolvimento e podem ser divididos de acordo com a concentração relativa nos tecidos da planta em micro e macronutrientes. Os macronutrientes N, K, Ca, Mg, P, e S, fazem parte de moléculas essenciais, são necessários em grandes quantidades e tem função estrutural (Tabela 1). Os micronutrientes Cl, Fe, B, Mn, Zn, Cu, e Mo, fazem parte das enzimas e tem função reguladora, sendo necessários em quantidades menores (Tabela 2). Esta divisão não significa que um nutriente seja mais importante do que outro, apenas que eles são necessários em quantidades e concentrações diferentes (Tabela 3).
Tabela 1 - Concentrações típicas para o crescimento das plantas.
Elemento Símbolo mg kg-¹ Percentagem
Nitrogênio N 15.000 1,5
Potássio K 10.000 1,0
Cálcio Ca 5.000 0,5
Magnésio Mg 2.000 0,2
Fósforo P 2.000 0,2
Enxofre S 1.000 0,1
Cloro Cl 100 -
Ferro Fe 100 -
Boro B 20 -
Manganês Mn 50 -
Zinco Zn 20 -
Cobre Cu 6 -
Molibdênio Mo 0,1 - Fonte: EPSTEIN, P. Mineral metabolism. IN: BONNER, J.; VARNER, J.E. (eds.). Plant Biochemistry London: Academic Press, 1965. p. 438 - 466. Tabela 2 - Carga iônica: Cátions e ânions, baseado na carga positiva ou negativa da forma iônica do elemento quando ele é absorvido