MOOC
Massive Open On-line Courses
Fabio Lima, Filipe Gonçalves, João Arruda, Marcos Paulo, Sérgio Marques
Resumo – O presente artigo identifica as principais características dos MOOC, a sua origem e história, os precursores, assim como as vantagens e desvantagens deste modelo de Educação à Distância. Os MOOC surgem como alternativa a quem deseja ter sucesso num novo contexto de mercado de trabalho e precisa adquirir novas competências em pouco tempo, despendendo poucos recursos. Num mundo onde a educação deveria estar ao alcance de todas as pessoas de forma, interessante e atraente os MOOC pretendem suprir essas necessidades.
Palavras Chave – Aprendizagem colaborativa, Educação online, LMS, MOOC.
INTRODUÇÃO
A cada dia que passa, cada vez mais pessoas, organizações e empresas dos mais variados sectores de atividade se ligam à internet – um espaço virtual repleto de novas aplicações e serviços. A educação tende a acompanhar o avanço das TIC e o ensino à distância ganha força com a criação de novas plataformas que disponibilizam cursos e aulas interativas gratuitas, com conteúdos diversificados.
Os MOOC, Cursos Online Abertos e Massivos, do inglês “Massive Open Online Course”, prometem um formato de educação massiva e em grande escala - porém, existem ainda vários problemas associados a estas escolas online (ex: diminuta taxa de conclusão dos cursos) que serão analisados ao longo do documento.
ESTADO DA ARTE
I. O que é um MOOC?
De acordo com Ward (2011): “Os MOOC podem ser vistos como uma comunidade de estudo de ‘curto-prazo’. Todos os participantes se juntam para partilhar com a comunidade, o domínio de conhecimentos e praticar por um curto espaço de tempo. Esta comunidade continua (ex: escrever um paper) para além do curso. Como comunidade de prática, existem diferentes níveis de participação e todos partilham ferramentas relacionadas com a prática numa rede comum.” (Ward et al.,
2011).
MGC - Trabalho 1
No que refere à