propriedADES PERIODICAS
A eletronegatividade é a tendência de um átomo em ganhar elétrons em uma ligação química, já a eletropositividade indica a tendência do átomo em liberar esses elétrons quando ligado a outro. Também podem indicar a força com que o núcleo atrai a eletrosfera.
A eletronegatividade e eletropositividade não se encaixam na imagem pois como são gases nobres não fazem ligações químicas.
ELETROAFINIDADE
A eletroafinidade é a energia liberada de um átomo isolado em estado gasoso no momento em que recebe um elétron.
Até hoje não se descobriu a eletroafinidade de todos os átomos da tabela periódica devido ao calculo muito complicado de ser realizado.
PONTECIAL DE IONIZAÇÃO
É a energia necessária para retirar um elétron de um átomo isolado em estado gasoso de sua camada de valência (ultima camada). Quanto mais carga positiva o núcleo possuir mais ele atrairá seus elétrons para perto de si, e mais energia será consumida para retirá-los.
Como o potencial de ionização indica a tendência do átomo em se tornar íon positivo com valência +1 (ou seja, perder um elétron), quanto maior o seu valor menor a eletronegatividade e maior a eletropositividade do átomo.
ENERGIA DE IONIZAÇÃO
Sendo o potencial de ionização a energia necessária para retirar um elétron da camada de valência de um átomo, a energia de ionização pode ser definida como a energia mínima necessária para remover o primeiro elétron de um átomo, em estado gasoso. À medida que aumenta o tamanho relativo do átomo, aumenta também a facilidade para remoção de um elétron de valência (periférico). Portanto, quanto maior for o tamanho do átomo, menor será a energia de ionização.
CONCLUSÃO