Preparo de soluções
Departamento de Ciências Naturais – DCN
Curso: Ciências biológicas – Bacharelado
Disciplina: Química para biologia
Relatório: Preparo de soluções em mol.L-1
Vitória da Conquista – BA – 11 de julho de 2014
Aluno: Daniel Costa Nascimento
1- Objetivo
Entender o conceito de solução;
Estudar o conceito de concentração de mol por litro;
Aprender a preparar soluções e fazer diluições.
2- Introdução teórica
Na natureza, raramente encontramos substâncias puras. O mundo que nos rodeia é constituído por sistemas formados por mais de uma substância: as misturas. Às misturas homogêneas dá-se o nome de soluções. Logo, podemos dizer que, soluções são misturas de duas ou mais substâncias que apresentam aspecto uniforme.
As ligas metálicas, por exemplo, são soluções sólidas; o ar que envolve a Terra é uma solução gasosa formada, principalmente, pelos gases N2 e O2; a água dos oceanos é uma solução líquida na qual encontramos vários sais dissolvidos, além de gases.
Nos exemplos acima descritos, podemos perceber que as soluções são sistemas homogêneos formados por uma ou mais substâncias dissolvidas (soluto) em outra substância presente em maior proporção na mistura (solvente). O solvente é a espécie que está em maior quantidade e no mesmo estado de agregação da solução; é o componente que tem capacidade de desagregar (solver) os demais componentes. O soluto é o componente que se encontra dissolvido no solvente; é comum ter mais que um soluto dissolvido em um solvente.
As soluções nas quais a quantidade de soluto não atinge o limite de solubilidade são ditas insaturadas e adições posteriores de soluto continuam dissolvendo. Aquelas em que a quantidade de soluto é exatamente a quantidade limite são ditas saturadas e adições posteriores não são mais dissolvidas; o excesso não dissolvido se deposita no fundo do frasco. Neste caso, a solução continua sendo insaturada e esse