Governo Lula
O Governo Lula
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nasceu em 27 de outubro de 1945, na cidade de Garanhus, no estado de Perbambuco, Nordeste do Brasil. Manteve em sua trajetória pessoal e política o compromisso firme com a democracia, a redução da taxa da pobreza, o combate à fome a erradicação da miséria.
A orientação desenvolvimentista e de crescimentos do governo Lula criou entraves e conflitos em vários setores, principalmente na área ambiental.
Foi fortalecida uma matriz econômica ligada ao agro negócio e ao setor extrativista, foram aprovados projetos polêmicos como a construção da Usina de Belo Monte, retomados o Programa Nuclear brasileiro e a transposição do Rio São Francisco.
Ao mesmo tempo foram retirados da pobreza extrema cerca de 28 milhões de pessoas, a partir de projetos de transferência de renda e políticas sociais.
O Brasil, comparado há outros anos, teve um crescimento econômico expressivo, gerando empregos e melhorando a renda dos brasileiros; ganhou visibilidade internacional em arenas de debate da no sistema ONU e em diálogos bilaterais e se firmou como país emergente.
Mas é um dos países com maior disparidade de renda no mundo, tem grandes desigualdades de gênero e raça, assustadores índices de homicídio, um crescimento alarmante do déficit público e juros altíssimos.
Política Macroeconômica
O Governo Lula tem em comum com o Governo FHC a manutenção da estabilidade monetária como principal objetivo a política macroeconômica. Com o fim o Plano Real em 1999 e a adoção da taxa e câmbio flutuante, a partir de janeiro daquele ano, a âncora cambial foi substituída pela política de metas de inflação. Essa política se baseia na fixação de uma meta de inflação para cada ano (o centro da meta), com uma margem de tolerância, e na utilização da taxa de juros como principal instrumento para a manutenção da inflação dentro do previsto.
Juros elevados arrefecem o consumo, pela restrição ao crédito, inibem