O governo de lula
O governo de Lula começou dando segmento à política do governo anterior, de Fernando Henrique Cardoso. O Governo Lula se caracterizou pela baixa inflação, que ficou controlada, redução do desemprego e constantes recordes da balança comercial. Na presidência de Lula se observou o recorde na produção da indústria automobilística em 2005, e o maior crescimento real do salário mínimo. Afirmaram que graças aos programas de incentivo do Governo Lula foi possível ao país sair de forma efetiva da crise mundial. E hoje em dia quem dá continuidade a esses trabalhos é a atual presidente Dilma Rousseff.
O GOVERNO DE LULA
INFLAÇÃO
Nos oito anos do Governo Lula, a taxa de inflação oficial do País ficou em sete oportunidades dentro da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).
PIB
O PIB no Governo Lula apresentou expansão média de 4% ao ano, entre 2003 e 2010. O desempenho superou o do governo anterior, Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) que mostrou expansão média do PIB de 2,3% ao ano.
DESEMPREGO
De acordo com o IBGE, em dezembro de 2010, a taxa de desemprego atingiu 5,3% da população economicamente ativa (PEA), o que representou o menor resultado da série histórica, iniciada em 2002 pelo instituto. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o volume de vagas criadas em 2010 foi o melhor do Governo Lula na geração de emprego com carteira de trabalho assinada. No acumulado de oito anos da era Lula, o Ministério do Trabalho contabilizou a criação de 15.048.311 novas vagas com carteira assinada, já descontadas as demissões.
ARRECADAÇÃO E IMPOSTOS
No ano de 2010, o total de arrecadação de impostos foi de R$ 805,7 bilhões, o que representou o maior valor da história do País, segundo informação divulgada pela Secretaria da Receita Federal.
DÍVIDAS
Durante a presidência de Lula, a