Governos Lula
2- Governo Lula e a União de Nações Sul-Americanas (UNASUL);
3-Governo Lula e a Organização Mundial do Comércio (OMC);
4-Governo Lula e o Conselho de Segurança da ONU;
5-Governo Lula e a visão do Terrorismo;
6- Governo Lula e as relações com os Estados Unidos;
7-Governo Lula e as relações com a União-Europeia;
8- Governo Lula e as relações com a Ásia e a Oceania:
Introdução:
No ano de 2003, Luis Inácio Lula da Silva tomou posse de seu primeiro mandato como presidente do Brasil,sobre enormes expectativas devido a procura da população por um governo diferenciado e renovado.Mais tarde em 2006,foi reeleito.
Na parte da Diplomacia, Lula nomeou Celso Amorim como seu ministro das Relações Exteriores, e logo em seu discurso de posse já era possível perceber quais seriam os focos de seu governo na área diplomata: (aproximação maior com os vizinhos da América do Sul, revitalização do MERCOSUL, parcerias maduras com as potências mundiais e países desenvolvidos, fortalecer a cooperação com a União Européia, aprofundar relações com países em desenvolvimento, valorizar as organizações multilaterais, resolver crises por meios pacíficos, entre outros) sendo alguns desses focos apenas uma continuidade do que o governo passado já vinha fazendo.
A postura da diplomacia do governo lula foi a mais dinâmica de todas as outras, com um ativo circuito de contatos, encontros, reuniões e visitas a vários países. Com essa postura o governo buscava melhorar parcerias com países desenvolvidos, buscando o acesso a esses mercados. Buscava aprofundar relações com países na mesma situação de desenvolvimento em que o Brasil se encontrava aprofundar a integração com os países da America do sul buscando uma liderança regional. Enfim, a grande aposta do governo era que o país crescesse cada vez mais e fosse visto e respeitado internacionalmente. E Logo, conseguisse uma cadeira permanente no conselho de segurança da ONU.