PROPRIEDADES FUNCIONAIS DE ACIDOS E DE BASES
FUNDAMENTOS DE QUÍMICA EXPERIMENTAL
TÍTULO DO EXPERIMENTO: PROPRIEDADES FUNCIONAIS DE ACIDOS E DE BASES
CURSO: TÉCNICO EM QUÍMICA INTEGRADO AO MÉDIO
1.0 Introdução Desde os tempos primordiais da química experimental, os cientistas identificam os ácidos e bases por suas propriedades características. Ácidos são substâncias que se ionizam em soluções aquosas para formar íons hidrogênio, aumentando a concentração de íons H+ (aq). Uma vez que o átomo de hidrogênio possui apenas um elétron, H+ é simplesmente um próton. Portanto, os ácidos são comumente chamados de doadores de prótons. (BROWN, 2005).
São classificadas como ácido, todas as substâncias que podem liberar íons H+ quando forem diluídas em água (solução aquosa). Por isso, a maioria desses compostos terão o H iniciando a sua fórmula:
HCl= ácido clorídrico ->
H+ Cl-
HNO3 = ácido nítrico
H2SO4 = ácido sulfúrico
Obs: o H2O (água pura), embora comece com H, não é ácido!
Por causa da liberação de Íons, os ácidos conduzem eletricidade. Os indicadores químicos, que são substâncias que mudam de cor de acordo com a acidez do meio, são muito utilizados em laboratório, como a Fenolftaleína, que fica vermelha em meio básico, e incolor em soluções aquosas. A acidez de um meio é definida pelo pH.
Um ácido é considerado forte quando libera o máximo de íons H+ e não os absorve novamente. Exemplos destes são o HCl e o H2SO4, este último está presente nas chuvas ácidas, que causam a corrosão de monumentos e prédios nos centros urbanos. Ácidos fracos liberam poucos íons H+, porém entram em equilíbrio quimico (os íons se juntam formando a substância novamente).
Base é uma substância que em solução aquosa ioniza-se, liberando o íon hidroxíla (OH-). Elas podem ser fortes (quando ionizam-se quase que por completo) ou fracas (quando ionizam-se pouco).
Um exemplo é o NaOH que em água, libera os íons Na+ e OH- .
2.0 Objetivo
Constatar experimentalmente as propriedades