Acidos e Bases
Cada substância química, que submetida a agentes como calor, luz... ou que entra em contato com outras substâncias, apresentará um comportamento diferente, propriedades físicas e químicas conforme venha a resultar em um fenômeno físico ou químico. As propriedades das substâncias podem ser classificadas em gerais, funcionais e específicas.
Propriedades gerais: São comuns a todas as substâncias e, por isso, denominadas também de propriedades gerais da matéria. Exemplo: massa, extensão (propriedade de ocupar lugar no espaço), impenetrabilidade (dois corpos não podem ocupar, simultaneamente, o mesmo lugar no espaço), compressibilidade.
Propriedades funcionais: São comuns a certos grupos de substâncias, como o sabor azedo dos ácidos. Esses grupos de substâncias, com propriedades comuns, constituem as funções químicas. Exemplos: propriedades próprias dos ácidos, bases, sais e óxidos.
Propriedades específicas: São apresentadas por cada substância pura individualmente. Exemplos: propriedades físicas (dizem respeito aos fenômenos e medidas físicas, como, ponto de fusão, ponto de ebulição, densidade, calor específico); propriedades químicas (dizem respeito aos fenômenos químicos, como, combustão, enferrujamento...) e propriedades organolépticas (são as que impressionam nossos sentidos, como, cor, sabor, odor, brilho...)
As principais propriedades funcionais dos ácidos são: apresentam sabor azedo e estimulam a salivação; reação com bases (reação de neutralização ou salificação); ação sobre os indicadores (substâncias que mudam de coloração conforme a acidez, assim, uma solução de fenolftaleína que em meio básico é vermelha, torna-se incolor em meio ácido); reação com os carbonatos (formam precipitados) e com metais (liberam gás).
Reação de neutralização ou salificação: ÁCIDO + BASE -> SAL + ÁGUA
Os ácidos são eletrólitos (substâncias dissolvidas em água capazes de conduzir corrente elétrica), a maior parte é solúvel em água, são moleculares.
O ácido