Propriedades fisicas e quimicas dos alcanos e alcenos
EXTRAÇÃO LIQUIDO-LIQUIDO COM SOLVENTE ORGÂNICO
Relatório do Curso de Graduação em Engenharia Química apresentado ao Centro Universitário Vila Velha - UVV, como parte das exigências da Disciplina Laboratório de Química orgânica experimental I, sob orientação do Professor Jose Júlio Garcia de Freitas.
MARÇO – 2012
Índice.
* 1) Introdução........................................................................................4 * 2) Objetivos...........................................................................................8 * 3) Experimental.....................................................................................9 * 3.3 Procedimentos.................................................................................10 * 4) Resultados e Discussões................................................................11 * 5) Conclusão......................................................................................... * 6) Referências Bibliográficas..............................................................
1. Introdução
A Operação de Extração é também uma operação de separação/purificação muito comum a nível industrial. Na extração, a separação do soluto da mistura de alimentação é promovida pela adição de outro composto (um terceiro composto no caso da alimentação ser uma mistura binária), o qual designamos por solvente.
O conceito de extração aplica-se quer a alimentações (misturas) sólidas, quer líquidas, às quais se pretende retirar o soluto, seja para o obter num estado mais puro por constituir o produto objeto do processo, seja por corresponder a uma impureza da alimentação que é necessário eliminar.
Nesta secção trataremos exclusivamente da extração líquido/líquido (alimentação líquida). Se a alimentação for uma mistura sólida o processo designa-se por lexiviação (leaching) ou extração sólido/líquido. Contudo, os mecanismos físico/químicos subjacentes são iguais