propriedades fisicas dos alcanos
CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL
ELMER SIDNEY FERNANDES MIGUEL
FILIPE DO NASCIMENTO PADILHA
NAIRA GUGLIELMI
PROPRIEDADES FÍSICAS E QUÍMICAS DO ALCANOS, ALCENOS E ALCINOS
CRICIÚMA, MAIO DE 2013
ELMER SIDNEY FERNANDES MIGUEL
FILIPE DO NASCIMENTO PADILHA
NAIRA GUGLIELMI
PROPRIEDADES FÍSICAS E QUÍMICAS DOS ALCANOS, ALCENOS E ALCINOS
Relatório apresentado à disciplina de Química Orgânica, da 2a fase do Curso de Engenharia Ambiental, ministrado pelo professor Valmir Machado.
CRICIÚMA, MAIO DE 2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
A palavra "orgânico" tem origem na palavra "organos", relacionada com a vida, em oposição ao inorgânico que teria o significado de tudo que carece de vida.
Essa raiz fonética da palavra orgânica já nos dá uma noção da importância desses compostos carbônicos e de como é de fundamental importância conhecê-los bem, devido a sua importância, econômica e cientifica.
Alcanos, alcenos e alcinos são substâncias compostas principalmente por carbono, tendo um número variado de carbonos na cadeira, e se diferenciando entre si, pela quantidade de ligações entre carbonos.
No presente trabalho apresentaram-se algumas características físico-químicas de alcanos, alcenos e alcinos observadas em laboratório por meio que experimentos controlados. Pretende-se observar, reatividade, miscibilidade, combustividade, reatividade perante outros compostos.
2 OBJETIVOS
Esta série de experimentos laboratoriais tem como objetivo o melhor conhecimento pelos alunos de como se comportam alguns compostos orgânicos; alcanos, alcenos e alcinos, física e quimicamente perante uma série de reações.
3 REFERENCIAL TEÓRICO
Alcanos
Os alcanos apresentam ligações simples entre átomos de carbono e cadeia aberta.
São também chamados