dureza trabalho
SOLDAGEM ELÉTRICA PROCESSOS DE SEGURANÇA EM SOLDAGEM CHOQUES ELÉTRICOS: Choques elétricos podem ser fatais. Instalações elétricas inadequadas, equipamento são as fontes mais comuns de acidentes. Nunca entre em contato com partes energizadas do equipamento de solda caso não esteja devidamente aterrado, como a rede de alimentação elétrica, o cabo de entrada, os cabos de soldagem, porta eletrodo, pistola ou tocha de soldar, terminais de saída da máquina e a peça a ser soldada. Ao soldar ou cortar (por plasma) é recomendado não utilizar acessórios ou objetos metálicos, como anéis, relógios, colares e outros itens metálicos, pois estes em contato com partes energizadas podem provocar acidentes.
Não manusear o equipamento de solda se suas luvas, sapatos ou piso molhado. Pessoas portadoras de marca-passo devem consultar um médico antes de permanecerem próximas a áreas de soldagem, pois os campos eletromagnéticos ou as radiações podem interferir no funcionamento do aparelho. EPI -> proteção dos olhos: Os arcos elétricos produzidos na soldagem ou corte emitem raios ultravioletas e infravermelhos. Longas exposições a estes raios provocam danos permanentes à vista ou às lentes de contato. É obrigatório o uso de máscara ou óculos de proteção com lentes adequadas ao tipo da soldagem.
EPI -> proteção da pele: Os raios ultravioletas e infravermelhos emitidos pelo arco elétrico provocam queimadura na pela da mesma maneira que o Sol, porém mais rápida e intensamente. Os respingos de solda, as