Organica
DISCIPLINA: QUIMICA ORGÂNICA II
PROFESSOR:
TURMA: 20T3A SALA: 229
PROPRIEDADES QUIMICA E FISICAS DOS ALCANOS E
09/2011
SUMÁRIO
RESUMO
INTRODUÇÃO
OBJETIVO
MATERIAIS E REAGENTES
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
RESULTADO E DISCUSSÃO
CONCLUSÃO
REFERENCIAS
ANEXOS
RESUMO
Foram obtidos nesta pratica experimentos com os hidrocarbonetos: alcanos e alcenos, sobre os seguintes procedimentos, verificaram-se quanto o odor, viscosidade volatilidade e inflamabilidade dos alcanos.
Observou-se também quanto às reações dos alcanos, quando misturados a outras substâncias.
INTRODUÇÃO
ALCANOS:
Os alcanos, também chamados parafinas, são hidrocarbonetos alifáticos saturados, de fórmula geral CnH2n+2. Estes se apresentam em cadeias lineares ou ramificadas. Os alcanos lineares são designados, na nomenclatura oficial, através de prefixos, geralmente gregos, seguidos do sufixo "ano". Nos alcanos, os átomos de carbono usam quatro orbitais híbridos, equivalentes sp³, para se ligar tetraedricamente a quatro outro átomos (carbono ou hidrogênio).
PROPRIEDADES FÍSICAS:
• Alcanos são praticamente insolúveis em água. • Alcanos são menos densos que a água. • Pontos de fusão e ebulição dos alcanos geralmente aumentam com o peso molecular e com o comprimento da cadeia carbônica principal. • Em condições normais, do CH4 até C4H10, alcanos são gasosos; do C5H12 até C17H36, eles são líquidos; e depois de C18H38, eles são sólidos. • As moléculas de alcanos podem ligar-se entre si por força de Van der Waals. Estas forças tornam-se mais interessantes à medida que o tamanho das moléculas aumentam.
PROPRIEDADES QUÍMICAS:
• Alcanos possuem baixa reatividade porque as ligações simples C-H e C-C são relativamente estáveis, difíceis de quebrar e são apolares. Eles não reagem com ácidos, bases, metais ou agentes oxidantes. Pode parecer surpreendente, mas o petróleo (em que o octano é um