Mancais
[pic]O objetivo da lubrificação é reduzir atrito, aquecimento de peças de máquinas que se movem uma em relação a outra.
Tipos de lubrificação:
1. Hidrodinâmica – as superfícies que sofrem carregamento em um mancal são separadas por um filme de lubrificante relativamente espesso, para evitar contato metal com metal e a estabilidade obtida pode ser explicada pelas leis de fluidomecânica. Lubrificação hidrodinâmica não depende da introdução da introdução do lubrificante sob pressão, mas requer a existência de um suprimento adequado todo o tempo. A pressão de filme é criada pelo movimento da superficie que empurra o lubrificante para uma zona de formato de cunha a uma velocidade suficientemente alta para criar a pressão necessária para separar as superficies contra a carga no mancal.
2. Hidrostática – é obtida pela introdução do lubrificante, que algumas vezes pode ser ar ou água, na area de carga do mancal a uma alta pressão o suficiente para separar as superficies com um lubrificante ou filme relativamente espesso. Este tipo de lubrificação não requer movimento de uma superfície em relação a outra.
3. Elastohidrodinâmica – é o fenômeno que ocorre quando um lubrificante é introduzido entre superficies que estão em contato de rolamento, tais como engrenagens acopladas ou mancais de rolamento. A explanação matemática requer a teoria de Hertz de contato e fluidomecânica.
Viscosidade absoluta
Unidades: Pascal segundo (Pa.s) no SI; N-Seg/m2 Pounds-força-Seg/pol2 = Reyn (Osborne Reynolds) Dina-segundo/cm2 – poise
Viscosidade cinemática:
Si – m2/s – SSU – Viscosidade Saybolt Universal
Lei de Petroff
Número característico do mancal S
Lubrificação Estável
Teoria Hidrodinâmica
1. O lubrificante obedece a lei de Newton de fluxo viscoso
2. As forças devido a inércia do lubrificante são desprezadas
3. O lubrificante é suposto ser incompressível
4. A viscosidade é suposta