Mancais
O suporte que os mancais proporcionam aos eixos têm o sentido de reduzir o atrito e amortecer vibrações nas máquinas girantes, assim, pode ser obtido um maior rendimento. No mancal de rolamento é usado a fricção de rolamento para amenizar o atrito. As partes principais que compõem os rolamentos são esferas, rolos ou agulhas, classificando-os desse modo. Quanto ao tipo de carga que atendem são conhecidos como radiais, axiais ou mistos. Já os rolamentos de deslizamento utilizam a área de lubrificação para diminuir o atrito, sua principal qualidade é atender condições mais severas e cargas elevadas. Classificados em axiais, radiais e conjugados esses rolamentos exigem cuidados diferenciados em sua lubrificação, sendo essa essencial para o seu correto funcionamento. Tais tipos de rolamentos foram criados para suportar cargas específicas, desse modo, e por terem um princípio de funcionamento diferenciado, possuem vantagens e desvantagens se comparados. Em sua aplicação deve-se analisar os elementos com ambiente, carga, entre outros, para que se escolha aquele que atenderá melhor as condições de cada caso.
Palavras chaves: Mancais de deslizamento, mancais de rolamento, atrito.
O óleo faz com que o mancal de deslizamento tenha um maior amortecimento de choques e vibrações, esse dissolve praticamente a partícula da poeira, enquanto as esferas do rolamento não absorvem vibrações e a poeira pode prejudicar sensivelmente o seu funcionamento. O nível do ruído do primeiro também é mais baixo que se fosse usado o mancal de rolamento.
Quanto aos valores é mais barato um mancal de deslizamento de tamanho grande, já que esse é de fácil usinagem, do que um rolamento. Porém para pequenos mancais é mais difícil a sua produção, sendo que fazem parte da linha de produção de rolamentos.
Em um mancal de deslizamento quando a máquina para, o eixo tende a ocupar a parte mais baixa, podendo romper a película de óleo, existindo assim, na partida, grande atrito.