Mancal
A U L A
21
A U L A
As máquinas da fábrica Xanadu estavam operando desde as 7 horas. Os operários encontravam-se contentes porque havia ocorrido um aumento da produção e todos tinham evoluído profissionalmente.
O setor de manutenção da fábrica trabalhava direitinho, e naquele dia uma máquina estava sendo observada, em serviço, pelo Oséias, um mecânico de manutenção bastante dedicado e experiente.
Oséias observava detalhadamente os movimentos executados pelos vários elementos mecânicos da máquina; escutava os sons por ela produzidos; examinava amostras dos lubrificantes nela aplicados e constatou que um mancal de deslizamento, no qual um eixo girante se apoiava, aquecia-se de modo irregular, emitindo um som diferente dos demais mancais.
Como Oséias resolveu o problema? Aliás, será que os problemas apresentados pelos mancais de deslizamento são os mesmos dos mancais de rolamento?
Nesta aula, o tema da discussão enfocará os mancais de deslizamento.
Importância dos mancais em geral
O funcionamento das modernas máquinas depende, principalmente, do funcionamento perfeito dos mancais nelas existentes. A falha dos mancais, sejam eles de deslizamento ou de rolamento, é motivo suficiente para fazer as máquinas pararem de funcionar, causando prejuízos para a produção.
De fato, a condição ideal para se conseguir que uma determinada máquina ou equipamento trabalhe de acordo com suas características, implica a execução das seguintes ações:
· cumprir fielmente as recomendações do fabricante no que diz respeito à manutenção da máquina ou equipamento.
· inspecionar as máquinas e equipamentos para detectar os elementos mecânicos, sujeitos aos danos, aplicando os princípios da manutenção preventiva. Mancais de deslizamento 21
As ações citadas permitirão que o mecânico de manutenção mantenha todos A U L A os elementos das máquinas e equipamentos funcionando plenamente, sem comprometer a produção da empresa. Salientemos que as ações exigem, do