Propriedades do A o 1
As propriedades do aço são de suma importância, principalmente quando o mesmo é empregado no campo de estruturas. Quando uma barra de aço é submetida a alguns testes, como por exemplo, teste de tração crescente, iremos observar que o aço apresentará uma deformação progressiva, ou seja o mesmo irá aumentar seu comprimento até se romper. Analisando esse alongamento chegaremos às propriedades do Aço:
Plasticidade é a propriedade inversa à da elasticidade, ou seja, o material não volta mais a forma inicial após a remoção da carga externa, ocorrendo assim deformações permanentes. A deformação plástica altera a estrutura do aço, aumentando sua dureza. Este fenômeno é denominado endurecimento pela deformação à frio ou encruamento que esta ligado a sua forma de produção.
Ductilidade é a capacidade do material de se deformar sob a ação de cargas antes de se romper, daí sua grande importância, já que estas deformações constituem um aviso prévio à ruptura final do material, o que é de extrema importância para prevenir acidentes em uma construção, por exemplo.
Resiliência é a capacidade de absorver energia mecânica em regime elástico, ou seja, a capacidade de restituir a energia mecânica absorvida.
Tenacidade é a energia total, plástica ou elástica, que o material pode absorver até a ruptura. Assim, um material dúctil com a mesma resistência de um material frágil irá requerer maior energia para ser rompido, portanto é mais tenaz.
Fluência acontece em função de ajustes plásticos que podem ocorrer em pontos de tensão, ao longo dos contornos dos grãos do material. Estes pontos de tensão aparecem logo após o metal receber uma carga constante, sofrendo a deformação elástica. Após esta fluência ocorre a deformação contínua, levando a peça sofrer estricção. Tem relação com a temperatura a qual o material está submetido: quanto mais alta, maior ela será, porque facilita o início e fim da deformação plástica. Nos aços, é significativa para temperaturas