A Ebulioscopia uma das propriedades coligativas 1
Considere estes dois conceitos:
1. O solvente apresenta características que podem modificar o comportamento de um líquido, neste caso ele é responsável pela elevação do ponto de ebulição deste líquido.
2. Sabemos que fenômeno da ebulição ocorre quando uma substância passa do estado líquido para o estado gasoso, o ponto de ebulição da água é de 100,0°C.
Mas como isso ocorre na prática? Para melhor entender usemos de um exemplo bem simples, quando misturamos sal à água aumentamos seu ponto de ebulição, sendo assim, ela vai demorar mais a levantar fervura. Isto porque quando um soluto não volátil é dissolvido em água, observa-se que a temperatura de ebulição da solução formada é superior ao valor da temperatura de ebulição da água pura. Este fenômeno é denominado efeito ebulioscópico.
A fórmula usada para o cálculo da Ebulioscopia é:
Δte = Te2 - Te, onde:
Te = temperatura de ebulição da solução
Te2 = temperatura de ebulição do solvente
Um exemplo de Ebulioscopia surge no preparo do café: quando adicionamos açúcar na água que estava prestes a entrar em ebulição. Os cristais de açúcar antes de serem dissolvidos pelo aquecimento constituem partículas que retardam o ponto de ebulição da água, ou seja, o líquido vai demorar um pouco mais a entrar em ebulição.
Essa propriedade foi estudada pelo cientista francês François Marie Raoult (1830-1901) e seus estudos o levaram à seguinte conclusão:
Quando o ponto de ebulição de um líquido é elevado pela presença de um soluto não volátil, o novo valor é diretamente proporcional ao número de mols da solução. Esta é a relação entre o efeito ebulioscópico e a concentração da solução,