Propriedades Coligativas2 B
832 palavras
4 páginas
PropriedadesColigativas
BEATRIZ
GUILHERME
MAÍRA
Propriedades coligativas são as propriedades das soluções que dependem do número de partículas dispersas e independem da natureza das partículas do soluto. Ebulioscopia
Ebulioscopia ou Ebuliometria é uma propriedade coligativa que estuda a elevação da temperatura de ebulição do solvente em uma solução. Para que um líquido entre em ebulição é necessário aquecê-lo até que a pressão de vapor fique igual à pressão atmosférica, até aí tudo bem, mas quando existem partículas insolúveis em meio ao solvente o processo é dificultado, a Ebulioscopia surge então para explicar este fenômeno. A fórmula usada para o cálculo é:
Δte = Te2 - Te, onde:
Te
= temperatura de ebulição Te2 = temperatura de ebulição do solvente
da
solução
Ex.: A ebulioscopia surge no preparo do café: quando adicionamos açúcar na água que estava prestes a entrar em ebulição. Os cristais de açúcar antes de serem dissolvidos pelo aquecimento constituem partículas que retardam o ponto de ebulição da água, ou seja, o líquido vai demorar um pouco mais a entrar em ebulição.
Quando o ponto de ebulição de um líquido é elevado pela presença de um soluto não volátil, o novo valor é diretamente proporcional ao número de mols da solução. Esta é a relação entre o efeito ebulioscópico e a concentração da solução, mais conhecida como Lei de Raoult.
Tonoscopia
Também denominada de Tonometria, esta propriedade coligativa estuda a diminuição da pressão máxima de vapor de um solvente causada pela adição de um soluto não-volátil. As propriedades coligativas são propriedades que se originam a partir da presença de um soluto não-volátil e um solvente.
A fórmula para o cálculo é:
Δp = P2 – P, onde:
P
= pressão de
P2 = pressão de vapor do solvente
vapor
da
solução
Quando um líquido entra para o estado de vapor, estabelece novas interações, sendo que a quantidade de solvente presente nesta nova fase vai determinar a chamada pressão de vapor. A pressão de vapor
de