Propriedades do som
CENTRO DE HUMANIDADES
UNIDADE ACADÊMICA DE ARTE E MÍDIA
CURSO DE BACHARELADO EM ARTE E MÍDIA
ARTHUR CARDOSO MANTOVANI
RESUMO – CAPÍTULO 1: PROPRIEDADES DO SOM
CAMPINA GRANDE
2013
CONCEITO DE SOM
Existem dois conceitos importantes: O som sensação sonora, psico-fisiológica, captado pelo nosso ouvido e o som vibração, ou perturbação física, que percorre um meio qualquer de propagação. O som necessita de um meio de propagação inerte e elástico. Caso não haja um ambiente de propagação, o som, vibração ou perturbação física, permanece, enquanto o som “sensação sonora” desaparece. A perturbação física pode ser percebida tanto pela nossa vista como pelo toque no objeto. Já o som, sensação sonora, depende do meio elástico de propagação e do ouvido.
PROPAGAÇÃO DO SOM
Quando um corpo se desloca para frente, em vai e vem, logo atrás se forma uma zona rarefeita que é acompanhada de uma zona comprimida. A sucessão dessas zonas forma o movimento ondulatório, entre eles, existe uma diferença de pressão que pode ser expressa em libras por polegada quadrada ou em dinas por centímetro quadrado (bária) ou por outras unidades de medida de pressão.
FREQUÊNCIA
Frequência é o número de oscilações completas em um segundo. Ela é medida em CPS (ciclos por segundo) ou em Hz (Hertz). Sua fórmula é: f=1/T. A faixa de som audíveis vai de 20 a 20000 CPS, os abaixo são os infrassons, e os acima os ultrassons que não são captados pelo ouvido humano.
ONDA SONORA
O tipo de onda mais simples é o de frequência única, o MHS (movimento harmônico simples). Ele pode ser representado pela vibração do diapasão, uma nota pura.Os MHS são importantes pelo fato de que todo som é considerado como a superposição de vários tons simples. Um som pode ter vários componentes harmônicos simples, que só podem ser determinados por um analisador de som. Comparando os sons gerados por instrumentos e o som de um