Arquitetura
As propriedades do SOM
As propriedades do SOM
O som propaga-se no ar através de um movimento ordenado das partículas que o constituem. Quando fazemos vibrar as nossas cordas vocais, ou quando tocamos uma nota musical num instrumento, fazemos com que as partículas do ar que nos rodeiam entrem numa oscilação que dá origem ao som que ouvimos.
As propriedades do SOM
As ondas sonoras propagam-se desde a fonte sonora até ao receptor.
As propriedades do SOM
A propagação do som no espaço deve-se ao facto de umas partículas transmitirem o seu movimento às suas partículas vizinhas (e assim sucessivamente), levando a que a oscilação inicialmente produzida nas nossas cordas vocais ou instrumento musical se propague através do espaço aberto, até chegar aos nossos ouvidos.
As propriedades do SOM
O ouvido é o órgão que recebe as ondas sonoras.
Os sons são:
Captados no ouvido externo;
Amplificados no ouvido médio;
Levados ao cérebro, que os interpreta, no ouvido interno.
As propriedades do SOM
O som pode ser mensurado basicamente em termos de frequência e intensidade e pode também ser categorizado como som simples (tom puro) ou som complexo
(como a fala).
A maioria dos sons que nós ouvimos todos os dias são sons complexos.
As propriedades do SOM
Tons puros - compostos por uma única frequência. É o caso mais simples;
Sons musicais - compostos por uma frequência fundamental (que dá a tonalidade) e várias frequências de valor múltiplo inteiro da fundamental (harmónicas), dependendo do timbre. É o caso dos sinais de voz;
As propriedades do SOM
Ruído - composto por inúmeras frequências sem que exista um padrão que as relacione directamente. O resultado é um sinal complexo, sem uma frequência fundamental fixa, sendo portanto um sinal não periódico.
Estes sinais têm um comportamento imprevisível e, consequentemente, são difíceis de caracterizar com exactidão.
As propriedades do