Propriedades do som
A propagação do som não é instantânea. Podemos verificar esse fato durante as tempestades: o trovão chega aos nossos ouvidos segundos depois do relâmpago, embora ambos os fenômenos (relâmpago e trovão) se formem ao mesmo tempo. (A propagação da luz, neste caso o relâmpago, também não é instantânea, embora sua Velocidade seja superior à do som.)
A velocidade do som é de 340m/s, sendo a distância percorrida por uma onda sonora por unidade de tempo.
O fato de conseguirmos distinguir os diferentes sons deve-se às suas características, ou atributos:
- Altura
- Intensidade
- Timbre
Altura - Característica que permite distinguir um som agudo ou alto de um som grave ou baixo.
Esta característica está relacionada com o número de vibrações em cada unidade de tempo, isto é, com a frequência de vibração das ondas sonoras.
Assim:
- quanto maior a frequência da onda sonora, mais agudo ou alto será o som; - quanto menor a frequência da onda sonora, mais grave ou baixo será o som.
Assim, costuma-se dizer que o som do violino é alto e o do violoncelo é baixo. A altura de um som depende da freqüência, isto é, do número de vibrações por segundo. Quanto maior a freqüência mais agudo é o som e vice versa. Por sua vez, a freqüência depende do comprimento do corpo que vibra e de sua elasticidade. Quanto maior a atração e mais curta for uma corda de violão, por exemplo, mais agudo será o som por ela emitido.
Intensidade - É a característica que nos permite distinguir um som fraco de um som forte.
A intensidade do som é uma característica que está relacionada com a amplitude das ondas sonoras.
Assim:
- quanto maior for a amplitude da onda sonora, mais forte será o som; - quanto menor for a amplitude da onda sonora, mais fraco será o som.
Timbre - É a característica que nos permite distinguir dois sons com a mesma altura e a mesma intensidade, produzidos por fontes sonoras diferentes.
Barreira do som
É o limite de