Propriedades do som
A nota musical geralmente apresenta uma sonoridade definida, ou seja, uma onda sonora regular, algo como o desenho abaixo tenta mostrar:
O ruído causa uma onda sonora irregular, na verdade uma mistura de ondas sonoras, não se tornando possível definir a sua altura. Este tipo de som é classificado, com uma grande dose de preconceito, como barulho. Logo perceberemos que instrumentos de percussão, sem altura definida, não podem ser considerados nunca um barulho, enquanto que um violão mal tocado ou mal afinado pode nos dar a sensação de barulho! E, mesmo o barulho de uma britadeira, se for bem usado, pode fazer parte de uma música, por que não?
Voltando às ondas sonoras das notas musicais, em cada nota ouvida, o cérebro ira descobrir e identificar quatro características fundamentais. São elas:
1. altura
2. intensidade
3. duração
4. timbre
Vamos defini-las individualmente.
1. Altura
A altura de uma nota depende do velocidade da vibração resultante do som emitido. A essa velocidade, se dá o nome de freqüência, e é medida em Hertz (ciclos por segundo). Quanto mais alta for a freqüência, mas aguda será a nota. Experimentemos no violão, tocando as notas mais agudas, na 1ª corda e mais adiante na escala do violão (por exemplo, 12ª casa), e comparando com as notas mais graves, conseguidas nos bordões (por exemplo, a 6ª corda solta). A diferença entre as freqüências das duas notas emitidas produz a diferença de alturas, uma aguda, a outra, grave. Os sons mais graves que