Morte e vida severina - questões
AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Prof. Sérgio Santos / 4º Bimestre
ALUNO: ___________________________________________ TURMA: 3ª série DATA: ___/___/2014
Leia o seguinte fragmento de Morte e vida Severina, de João Cabral de Melo Neto,para responder às questões 1 e 2.
É difícil defender, só com palavras, a vida, ainda mais quando ela é esta que vê, Severina; mas se responder não pude à pergunta que fazia, ela, a vida, a respondeu com sua presença viva; e não há melhor resposta que o espetáculo da vida: vê-la desfiar seu fio, que também se chama vida, ver a fábrica que ela mesma, teimosamente, se fabrica, vê-la brotar, como há pouco em nova vida explodida; mesmo quando é assim pequena a explosão, como a ocorrida; mesmo quando é uma explosão como a de há pouco, franzina; mesmo quando é a explosão de uma vida severina.
Questão 01 (1,0)
Severino é um substantivo próprio, usado para dar nome a um indivíduo em particular. No entanto, na famosa peça de João Cabral de Melo Neto, Severino(a) passa a funcionar como adjetivo, caracterizando os substantivos morte e vida (como é perceptível no título da peça). A partir dessas considerações, explique o sentido que severina assume nos versos abaixo:
“[...] ainda mais quando ela é esta que vê, Severina;
[...]
mesmo quando é a explosão de uma vida severina.”
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________
Questão 02 (1,0)
O subtítulo do monólogo Morte e vida Severina é “Auto de Natal Pernambucano”. Explique-o, associando a