Morte e vida severina
Morte e Vida Severina
Auto de Natal Pernambucano
São Paulo
2014
Morte e Vida Severina
João Cabral de Melo Neto
1- Resposta:
O ano de 1945 marca o fim da segunda guerra mundial e mostra ao mundo todos os danos e os fatos ocorridos durante este período.
No Brasil, esse ano marca o fim do Estado Novo de Vargas e o começo de uma democracia que é interrompida em 1964. Entre 1945 e 1964 ocorrem diversos fatos como a Constituição de 1946, o retorno de Getúlio, a eleição de Juscelino Kubitschek, a criação de Brasília, a renuncia de Jânio Quadros que levou João Goulart ao poder e que foi deposto pelo golpe militar em 1964.
Vale lembrar que nesse período o desenvolvimento e o subdesenvolvimento do país ocupava boa parte do trabalho dos intelectuais brasileiros sendo que o Brasil começa a ser percebido como componente de uma realidade global com o intuito de se chegar a uma interpretação capaz de oferecer uma solução realista para nossos problemas.
2- Resposta
João Cabral de Melo Neto é antissentimental porem apresenta em suas obras grande sensibilidade, é o poeta da razão, da objetividade e do equilíbrio, prerrogativas que fazem dele um poeta com características clássicas.
Joao mostra em sua obra a aridez humana e além disso a aridez nordestina e demonstra preocupação com a realidade social principalmente do nordeste o que é refletido na criação artística, aprimora a poética da linguagem objeto de modo que pela própria construção já é possível saber o tema abordado sendo que essa característica apresenta grande influencia no Movimento Concretista.
Suas obras estão divididas em duas “classes” sendo que uma apresenta uma comunicação mais restrita e elaborada, de difícil consumo; a segunda apresenta uma linguagem mais popular de compreensão imediata, de comunicação com o publico sendo que na segunda estão os “poemas em voz alta” que foram feitos para serem lidos ao publico