Estudante
O órgão da visão não é somente instrumento neutro, mas um dos postos avançados do encontro do cérebro com o mundo.
Espectador: O sujeito que utiliza o órgão da visão para olhar uma imagem.
Espectador – Imagem: Essa relação pode ser intervinda por diversas determinações tais como: Capacidade Perceptiva. O saber. São muito modelados pela Os afetos. vinculação a uma região As crenças. da história. A imagem e seu espectador.
Produção de imagens: Jamais é gratuita. Determinados usos sendo Individuais ou coletivos. Usadas para certos fins (Propaganda, Informação e etc.).
Uma das razões essenciais provém da vinculação da imagem em geral com o domínio do simbólico, o que a coloca como mediadora entre o espectador e a realidade. Relação da imagem com Real – Reflexão proposta por Rudolf Arnheim.
• Um valor de representação.
• Um valor de símbolo.
• Um valor de signo.
As funções da imagem: Modo simbólico / Modo epistêmico / Modo estético.
Segundo E.H. Gombrich a imagem desempenha um papel de descoberta visual. Em seu estudo sobre as imagens artísticas opôs duas formas principais de investimento psicológico na imagem, o reconhecimento e a rememoração, em que uma puxa mais para a memória e para as funções do raciocínio e a outra para a apreensão do visível.
A Imagem
O Espectador CONSTRÓI A Imagem
O Espectador Essa abordagem do espectador consiste antes de tudo em tratá-lo como parceiro ativo da imagem, emocional e cognitivamente. Reconhecimento: