Pintura Romântica
Romântica
ARTE
Expressou-se melhor no ideário romântico. Apogeu entre 1820 e 1850.
Nasceu da pintura pré-romântica de finais do séc. XVIII. Recebeu influências dos pintores do grupo Os Nazarenos, cujas conceções influenciaram já no período tardoromântico um outro grupo, Pré-Rafaelitas que fez a transição para o realismo e o simbolismo.
Quebrando as regras do neoclássico, o pintor romântico lutou pela livre expressão do seu eu pessoal, assim dando largas à imaginação, ao sonho, aos sentimentos, à sensibilidade. Fez uma pintura individualizada e diversificada sob o ponto de vista estilístico abrindo caminhos inovadores nos campos formal e plástico que contribuem para a renovação piclárica de inícios do Séc. XX.
A individualização e diversidade da pintura romã são notórias, quer a nível temático, quer plástico.
Perguntas
Onde se expressou a pintura Romântica?
Em que ano se apogeu a pintura Romântica?
Em que Séc. nasceu a pintura pré-Romântica? Quais foram os dois grupos que influenciaram a pintura Romântica?
O Pintor Romântico quebrou as regras do neoclássico para obter o quê?
Refere
em que ponto de vista e o caminho que abriu a pintura individualizada e diversificada. A individualização e a diversidade na pintura Romântica são notórias? Em que Níveis?
Temáticas Românticas
Históricas- Preferência por episódios medievais, propõe uma leitura exaltada dos acontecimentos e valorização do herói individual/anónimo, idealista e abregado.
Literárias- Inspiração na literatura dos romances medievais da cavalaria, do passado e do presente, em autores clássicos como Virgílio ou nos renascentistas como Dante e
Shakespeare. A literatura andou a par da pintura, influenciando-se mutuamente.
Mitológicas- Relevo para as mitologias cristã e nórdica, tratadas com misticismo e espiritualidade.
Retrato- (Não apenas o oficial e honorífico, mas sobretudo o