Propriedades do sabão
TÉCNOLOGIA QUÍMICA
PROPRIEDADES DO SABÃO
1º M.Q.
B. L.
É. O.
M. F.
OBJETIVO
Verificar algumas propriedades do sabão produzido anteriormente.
INTRODUÇÃO
O sabão possui, na molécula, uma extremidade iónica polar e outra extremidade não polar, formada por uma longa cadeia de 12 a 18 átomos de carbono; a extremidade polar é solúvel em água, e a não polar solúvel em óleo.
Normalmente, as gotículas de óleo, em contato com a água, tendem a aglutinar-se; disto resulta-se a formação de uma camada de óleo e de uma camada de água; a presença de sabão, porém, altera a situação. As extremidades apolares das moléculas do sabão dissolvem-se na gotícula de óleo, enquanto as extremidades carboxílicas se projetam para o exterior, para a camada aquosa circundante.
Devido à presença dos grupos carboxilato carregados negativamente, cada uma das gotículas fica assim rodeada de uma atmosfera iónica.
A repulsão entre idênticas cargas elétricas impede a coalescência das gotículas de óleo e obtem-se assim uma emulsão estável de óleo em água.
MATERIAIS E REAGENTES
* Tubos de Ensaio * Papel Indicador de ph amarelo * Papel Indicador Universal (PIU) * Sabão Caseiro (alguns pedaços) * Óleo Mineral * Água Destilada * Béquer de 100 ml * Bagueta * Ph metro
PROCEDIMENTOS EMULSIFICANTES
Separou-se dois tubos de ensaio e coloco-os em um suporte, acrescentou-se 5 ml de água destilada em cada tubo. O primeiro tubo, foi adicionado 05 gotas de óleo mineral e foi balançado em movimentos circulares até a formação do óleo sobre a água.
No tubo dois, foi realizado o mesmo procedimento anterior e em seguida acrescentou-se alguns pedaços de sabão caseiro, mexeu-se até dissolver totalmente o sabão e forma espuma.
Em um béquer, adicionou-se 60 ml de água destilada e pedaços de sabão, mexeu-se com uma bagueta até dissolver-se totalmente. Em seguida foi-se medido o ph de cada solução.
RESULTADOS E DISCUSSÃO