Tipos de energia
Ao contrário das não-renováveis (fóssil), as fontes de energias renováveis causam menos poluição ao meio ambiente. Portanto, são alternativas ao sistema energético tradicional, principalmente numa situação de luta contra a poluição atmosférica e o aquecimento global.
PRINCIPAIS FONTES DE ENERGIA
Energia hidráulica – é a mais utilizada no Brasil. A água possui grande potencial energético e quando represada ele aumenta. Numa usina hidrelétrica existem turbinas que, na queda d`água, fazem funcionar um gerador elétrico, produzindo energia. Embora a construção da usina provoque impactos ambientais, esta é uma fonte considerada limpa. Energia fóssil – formada há milhões de anos a partir do acúmulo de materiais orgânicos no subsolo são petróleo, carvão mineral e gás natural.
Energia solar – pouco explorada, em função do custo elevado de implantação, é uma fonte limpa, ou seja, não gera poluição nem impactos ambientais. A radiação solar é captada e transformada para gerar calor ou eletricidade. Energia de biomassa – gerada a partir da decomposição de materiais orgânicos (esterco, restos de alimentos, resíduos agrícolas). O gás metano produzido é usado para gerar energia. Pode ser uma boa opção energética, pois é renovável e gera poucos poluentes. Numa usina de álcool, os resíduos de cana-de-açúcar (bagaço) podem ser utilizados para produzir biomassa e energia. A geração de energia através da biomassa pode contribuir para a diminuição do efeito estufa e do aquecimento global. Energia eólica – gerada a partir do vento. Grandes hélices são instaladas em áreas abertas e o movimento delas gera energia elétrica. È uma fonte limpa e inesgotável, porém, ainda pouco utilizada. Energia