Tipos de Energia
CAMPUS MONTES CLAROS
CURSO INTEGRADO DE QUÍMICA
DISCIPLINA: GEOGRAFIA
PROFESSOR: JOÃO BASTISTA
FORMAS DE OBTENÇÃO DE ENERGIA
TURMA: 3º ANO INTEGRADO QUÍMICA
DISCENTES: ANA LUIZA ALBERNAZ
ANDRÉ FELYPE LIMA CARMO
ARIANI TALINY VERSIANI SILVA
BRUNA EDUARDA RIBEIRO COSTA
LARA DE AGUIAR GONÇALVES
LUCAS GABRIEL SANTANA
Trabalho apresentado ao Professor João Batista para obtenção de nota parcial da disciplina de Geografia.
MONTES CLAROS, 17 DE ABRIL DE 2015.
Energia renovável e não renovável
No nosso planeta, podem ser encontrados dois tipos de energia: renováveis e não renováveis.
Energia renovável, são os tipos de energia que o seu uso pode ser feito novamente sem esgotar a sua fonte, são exemplos, energia eólica e solar.
Energia não renovável são os tipos de energia que a sua utilização é delimitada pela sua fonte, ou seja, quando a fonte se esgota, não é mais possível a sua utilização. São exemplos, os combustíveis fósseis.
Energia Nuclear
A energia nuclear utiliza como matéria-prima materiais radioativos, como o urânio. As Usinas Nucleares possuem um reator, onde ocorre a fissão nuclear (quebra ou divisão do núcleo do átomo). Assim, há a liberação de energia em forma de calor (energia térmica) que irá ferver a água que existe dentro do reator, essa através de tubos vai até o vaporizador e volta á origem, nessa etapa ela tem como função resfriar o reator nuclear. No vaporizador mais água é fervida e transformada em vapor devido ao fato dos tubos, por onde passou a água do reator, estar quentes. Como consequência o vapor movimentará as turbinas de um gerador elétrico, produzindo energia que será distribuída por redes elétricas. Em seguida, o vapor vai para o condensador, que possui água fria, resfriando o vapor e transformando-o em água. A água que era fria agora passa a ser quente, essa é resfriada nas torres de resfriamento.
Esse tipo de energia foi descoberta em 1938, durante a Segunda Guerra Mundial. Atualmente