Propriedades das proteinas
ENGENHARIA QUÍMICA – EQ6N
ALINE MELO DOS SANTO
BRUNO DE O. GALOPPI
Prática n° 02 (28/08/15):
PROPRIEDADES DAS PROTEÍNAS
Disciplina: Bioquímica
Professora: Adriana Canal das Virgens
VILA VELHA AGOSTO - 2015
ALINE MELO DOS SANTOS
BRUNO DE O. GALOPPI
PROPRIEDADES DAS PROTEÍNAS
Relatório do Curso de Graduação em Engenharia Química apresentada a Universidade Vila Velha - UVV, como parte das exigências da Disciplina de Bioquímica sob orientação da Professora Adriana Canal das Virgens.
VILA VELHA AGOSTO – 2015
1. INTRODUÇÃO
As proteínas são moléculas grandes chamadas de polímeros, formadas por sequências de aminoácidos ligados por ligações peptídicas, que é a união do grupo amino (-NH2) de um aminoácido com o grupo carboxila (-COOH) de outro aminoácido formando uma amida, assim apresentam uma estrutura única e tridimensional. Os diferentes grupamentos "R" encontrados nos aminoácidos influenciam na estrutura, na funcionalidade e nas propriedades das proteínas. Essa estrutura é o que determinará sua função no organismo dos seres vivos. Quando a proteína está em sua condição mais estável, ela exerce uma função biológica específica, pode-se então denomina-la de proteína nativa.
As proteínas podem ser estruturalmente classificadas em dois grupos diferentes: fibrosas ou globulares.
Proteínas globulares são formadas por moléculas dobradas que possuem estrutura espacial mais complexa em forma esferoidal. Posuem altos pesos moleculares, geralmente são solúveis em água e nos solventes aquosos. Neste grupo tem-se a hemoglobina, as enzimas, os anticorpos e outros.
As proteínas fibrosas são formadas pela repetição de módulos compostas por moléculas longas e filamentosas dispostas lado a lado o que possibilita a construção de grandes estruturas com organização para a formação das fibras, estas são insolúveis em água. Elas constituem a estrutura de tecidos como as unhas,