Propriedades físico-químicas das proteínas
(Propriedades Físico-Químicas das Proteínas)
Introdução
As proteínas estão relacionadas com quase tudo que ocorre nas células. Para começo de conversa, o papel central das proteínas está no fato de a informação genética ser expressa em proteínas. Para cada proteína existe um gene que codifica uma seqüência específica de aminoácidos.
As proteínas também são muito importantes como agentes estruturais das células, catalisadoras de funções biológicas, proteínas de armazenamento, motilidade, proteínas reguladoras e proteínas de defesa do organismo, como os anticorpos, o fibrinogênio e a trombina.
Em cada célula existem vários tipos de proteínas, cada uma cumprindo uma função específica. Para cada proteína existe um gene para codificá-la.
As proteínas estão entre as macromoléculas mais abundantes e versáteis.
O papel das proteínas, juntamente com os ácidos nucléicos está diretamente relacionado com o controle de todas as funções celulares.
É muito interessante saber que toda essa variedade de proteínas é formada pelo mesmo grupo de 20 aminoácidos.
Ovoalbumina – Proteína do ovo.
Caseína – Proteína do leite.
A desnaturação protéica é ocasionada por variações de temperaturas, pH, força iônica, ácidos e bases fortes. Quando isso acontece a proteína sofre mudança estrutural ( perde sua estrutura tridimensional ) portanto, as suas propriedades. Sofre também mudança funcional da proteína original sem alteração na seqüência dos aminoácidos.
O efeito da temperatura promove a destruição de pontes de hidrogênio e interações hidrofóbicas que leva ao desnovelamento da molécula.
O efeito do ácido leva a alteração da carga liquida da proteína.
Valores alterados de pH onde haja excesso de carga positiva ou negativa concorrem para desestabilizar a estrutura compacta da proteína. É importante ressaltar que a conformação nativa das proteínas é estável somente numa faixa estreita de valores de pH.
Obs: A desnaturação pode