Propriedades físico-químicas de proteínas
Diferentes sequências de aminoácidos podem ser feitas, com isso diferentes tipos de proteínas podem ser produzidas, como: anticorpos, enzimas, hormônios, dentre outros. Existem 4 tipos de estruturas que as proteínas podem apresentar dependendo dos tipos de aminoácidos que possui, sendo elas:
Estrutura primária: É a sequência linear de aminoácidos em uma cadeia polipeptídica, formada através de ligações peptídicas, sem preocupação com a orientação espacial da molécula;
Estrutura secundária: É dado pelo arranjo espacial dos aminoácidos da sequência primária que estão próximos entre si. Tal arranjo é mantido por ligações de hidrogênio e algumas por interações fracas e não leva em consideração a cadeia lateral do aminoácido. As conformações mais conhecidas são a α hélice e a conformação β. A α hélice é uma estrutura helicoidal em que todo esqueleto estrutural da cadeia peptídica se enrola em um eixo interno imaginário onde os grupos R dos resíduos dos aminoácidos ficam voltados para fora dessa estrutura, porém nem todos os polipeptídios podem fazer essa conformação. Cada grupo R do resíduo de aminoácido terá uma relação de estabilidade ou desestabilidade com o grupo R vizinho. Na conformação β o estrutura da cadeia polipeptídica se dispõe em zigue-zague e elas podem ficar lado a lado lembrando pregas que é chamado de folha β, as cadeias podem estar paralelas ou antiparalelas umas as outras.
Estrutura