PROPRIEDADES COLIGATIVAS
Química- Resumo da pagina 118 a 128.
PROPRIEDADES COLIGATIVAS DA ÁGUA
Propriedades coligativas das soluções são propriedades físicas que se somam pela presença de um ou mais solutos e dependem única e exclusivamente do número de partículas que estão dispersas na solução. A variação de propriedades e de concentração depende da proporção entre seus constituintes e não da natureza do soluto. Abaixamento da pressão de vapor, abaixamento de temperatura de fusão, elevação da temperatura de ebulição, variação de pressão de osmose, são, do ponto de vista químico, as propriedades coligativas mais importantes.
Pressão de vapor de um líquido é a pressão máxima exercida pelos seus vapores, quando se atinge o equilíbrio dinâmico entre a fase líquida e a gasosa. Todo sistema que contém um líquido está sujeito à evaporação. Exemplo: roupa secando no varal ou uma poça d´água que vai desaparecendo. As bolinhas que vemos na água sendo aquecida são as moléculas passando da fase liquida para a fase gasosa, e isso se da pela pressão atmosférica.
Abaixamento da pressão de vapor acontece quando adicionamos um soluto não volátil, como o sal e o açúcar, a uma solução, como a água, isso diminui a pressão de vapor d’água, retardando a ebulição. Elevação da temperatura de ebulição, um líquido entra em ebulição quando sua pressão de vapor se iguala à pressão atmosférica. Desta forma, a temperatura de ebulição de um líquido numa solução é maior do que a do líquido puro, pois, como já vimos, a adição do soluto faz com que a pressão de vapor do solvente diminua.
Em lugares com temperaturas muito baixas são usados alguns produtos químicos para evitar o congelamento da agua, pois sem eles encanamentos poderiam romper-se, motores de automóveis poderiam não funcionar adequadamente etc.
Osmose é o fluxo do solvente, através de uma membrana semipermeável, de uma solução diluída (ou de um solvente puro) para uma solução mais concentrada. Exemplo: calda de açúcar para