Propriedades coligativas
Colégio: Grupo Alfredo Backer de ensino
Turma: 231
Grupo: Beatriz Rodrigues Fabrício. Nº:07.
Julliana de Moura Fabrício. Nº:30
Lohana Simeão Ferreira. Nº:35.
INTRODUÇÃO
Diagrama de fases
Dentre as propriedades físicas que caracterizam uma substancia, temos temperaturas nas quais ocorrem mudanças de estado:
*Fusão e congelamento: Solido [pic] liquido.
*Ebulição e liquefação: liquido [pic] vapor.
*Sublimação: Solido [pic] vapor.
Durante uma mudança de estado, há um equilíbrio entre as fases envolvida, e a temperatura permanece constante.
Sob diferentes pressões, essas mudanças de fase ocorrem em diferentes temperaturas. Sob determinadas condições de pressão e temperatura, os três estados físicos podem coexistir, em equilíbrio, conforme esquema a baixo.
[pic]
Essa é a situação em que se dá o que chamamos de ponto triplo, que é característico de cada substancia ou solução. Numa dada temperatura e variando-se as pressões pode-se determinar o estado físico em que a substancia se encontra numa dada pressão.
Repetindo o processo em diferentes temperaturas, obtemos os dados necessários para construir um gráfico denominado diagrama de fases, conforme esquema a seguir.
[pic]
Cada uma das curvas do diagrama indica as condições de pressão e temperatura nas quais duas fases estão em equilíbrio.
As áreas delimitadas por essas linhas representam as condições de pressão e temperatura nas quais uma substância existe em um único estado físico.
O ponto determinado pela interseção das três linhas é o ponto triplo e indica uma condição única de pressão e temperatura na qual encontramos as três fases em equilíbrio.
Para