PROPOSTA METODOLOGICA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL.
Lincenciatura em História
PROPOSTA METODOLOGICA
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL.
Brasileia/Ac
2014
PROPOSTA METODOLOGICA
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL.
Trabalho individual apresentado ao curso de Linceciatura em História da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para disciplinas: História Contemporânea, Tecnologia da Informação e Comunicação no Ensino de História, História da África, Seminário VI.
Orientador Profª: Fábio Luiz da Silva, Cyntia Simioni França, Taíse Ferreira da Conceição Nishikawa, Reinaldo Benedito Nishikawa.
Brasileia/Ac
2014
INTRODUÇÃO
O Objetivo do trabalho um momento de analise e reflexão sobre os conteudos trabalhado em sala de aula.Desenvolver uma proposta para o estudo da primeira guerra mundial. proporciona um campo de diálogo e de relacionamento dos alunos com os diversos públicos, posto que o domínio histórico é constituído por uma diversidade de matérias e de argumentos para a acção educacional, e faculta valências metodológicas de instrumentalização e estruturação dessa acção. os alunos no decurso da sua formação, é extensivo aos públicos junto de quem desenvolverão a acção educacional.
DESENVOLVIMENTO
REFERENCIAL TEÓRICO
O imperialismo e o Neocolonialismo final do século
No final do século XIX e o começo do século XX, os países imperialistas se lançaram numa corrida por matéria-prima, mercados consumidores e países com uma fragilidade política, com o intuito de colonizar, o que desencadeou rivalidade entre os mesmos e concretizou o principal motivo da Primeira Guerra Mundial, dando princípio à “nova era imperialista”.
A origem das teorias econômicas sobre Imperialismo foi a ideia (do século XIX) da tendência decrescente, em longo prazo, da taxa de lucro sobre o capital. Para economistas desse período, uma taxa de lucro declinante produziria estagnação da sociedade capitalista, interpretada