Roger Pol Droit tica Uma Primeira Conversa 1
ÉTICA
UMA PRIMEIRA CONVERSA
Tradução de Anália Correia Rios
ivmfmartinsfontes
SÃO PAULO 2012
C a p í t u l o 1
AS AVENTURAS
DE UMA PALAVRA
— “Ética”. De onde vem essa palavra esquisita?
— Vem do grego éthos. Mas não é fácil exprimir o que éthos significava para os gregos da Antiguidade. Porque é impossível achar uma palavra única de nosso vocabulário atual para traduzir esse termo. Com efeito, ele tinha vários significados para os quais não temos equivalente num termo único, uma vez que o recorte das ideias era diferente do nosso.
Éthos significa, em primeiro lugar, o “hábitat”, exatamente a maneira de uma espécie animal “habitar o mundo”. O éthos dos pássaros? Voar, cantar, ciscar, fazer ninhos, botar ovos, se transportar no ar de uma região à outra ou de um continente a outro. Hoje existe uma disciplina científica chamada etologia. Ela estuda os comportamentos dos animais no seu meio natural. Essa disciplina é muito diferente da ética, mas seu nome se formou a partir da mesma palavra, éthos.
E não é só isso! Porque éthos, em grego, pode significar também o “caráter” de uma pessoa, a maneira como ela “habita o mundo” em função de suas disposições naturais. Éthos significa igualmente os “costumes”, as maneiras de se comportar numa determinada sociedade, numa determinada época. Nesse caso, é portanto a maneira como vivem os homens, os costumes que observam, os tipos de regras que seguem, as leis sob as quais vivem.
Como você vê, é sempre o sentido geral de “comportamento” que está por trás dos diferentes usos do termo éthos. E você pode constatar que a distribuição dos significados não é a mesma que a nossa. Com efeito, nós não vinculamos as leis de uma sociedade, o caráter dos indivíduos e as maneiras de ser de um animal. O termo, em grego antigo, cobre um domínio diferente do que se tornou hoje, mais amplo e mais diverso.
— É verdade, está longe daquilo a que estamos habituados.
— E, no entanto, ainda temos que viajar para acompanhar