PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ESTUDO DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL.
O presente trabalho tem como objetivo analisar a Primeira Guerra Mundial. Auxiliar o aluno para que assimile mais profundamente o conteúdo. Trabalhar temas do passado, da guerra, bem como seus pensamentos e ideais. Abordar mais profundamente temas como o neocolianismo, imperialismo, nacionalismo dos povos europeus, bem como o avanço tecnológico que se deu nesta época.
1. DESENVOLVIMENTO
1.1 Duração:
Seis (06) aulas.
1.2 Conteúdo:
Primeira Guerra Mundial, neocolonialismo, imperialismo, nacionalismo, desenvolvimento tecnológico.
1.3 Objetivo:
O objetivo é ensinar sobre a primeira guerra mundial, fazendo com que o aluno assimile mais profundamente o conteúdo. Trabalhar não só temas do passado, mais trazer para realidade do aluno e do meio em que vive os problemas resultantes da guerra, bem como seus pensamentos e ideais. Abordar mais profundamente temas como o neocolianismo, imperialismo, nacionalismo dos povos europeus , bem como o avanço tecnológico que se deu nesta época.
1.4 Metodologia:
1ºAULA: Apresentar o conteúdo para a turma através de uma aula dinâmica e marcante fazendo perguntas em meio às explicações, deixando sempre claro a importância do assunto para os dias atuais, resgatando origens da Primeira Guerra Mundial que é considerada por muitos historiadores como um marco no início do século XX. Foi a partir da Guerra que novas correlações de forças estabeleceram-se no mundo, marcando o declínio da Europa e a ascensão dos EUA à condição de principal potência mundial, dizendo como porque e em que época estes regimes se fortaleceram.
2ºAULA: Devemos deixar bem claro os termos utilizados, se não forem definidas e apresentados exemplos bem resumidos, corremos o risco de ficarem soltas e não ter uma identificação por parte dos alunos, então devemos dizer que a origem do conflito foi Imperialismo e Neocolonialismo, que podemos definir da seguinte forma: Imperialismo é uma política