curiosidades
O Rio Grande do Norte é um dos 27 estados do Brasil. Está situado na Região Nordeste e tem por capital a cidade de Natal.
Devido à sua localização geográfica, o estado é conhecido como “esquina do continente”, por ser a unidade da federação mais próxima da Europa e da África.
É o maior produtor de petróleo e sal marinho do país.
O gentílico utilizado para nomear seus habitantes é potiguar, nome derivado do idioma tupi que quer dizer “comedor de camarão”.
Em 1598 começou a ser construído o Forte dos Reis Magos, que deu origem à cidade de Natal. Equipada com 13 canhões de bronze, a fortaleza serviu como base para a luta contra corsários franceses. Suas paredes têm 14 metros de largura, e são à prova de balas de canhões.
O estado ocupa a 14ª posição de cidade mais segura do Brasil e tem a segunda maior expectativa de vida da Região Nordeste.
A cidade de Natal é conhecida como a "Cidade do Sol" ou "Noiva do Sol" por ser uma das localidades com o maior número de dias ensolarados no Brasil, cerca de trezentos.
Peças em madeira e em couro são uma marca do artesanato local. Trabalhos manuais em rendas, em bordados e a tecelagem completam a produção artesanal potiguar.
Aproximadamente 2 milhões de turistas são atraídos anualmente pelas suas praias e belezas naturais e também por sediar a maior micareta do país, o Carnaval.
O Pico do Cabugi tem 590 metros de altura e é um dos únicos vulcões extintos identificados no Brasil.
O Aeroporto Internacional de Natal não se localiza nessa cidade, mas no vizinho município de Parnamirim, a cerca de 20Km ao Sul de Natal.
Em 1965 o Brasil entrou na corrida espacial com a inauguração da base de lançamentos de foguetes da Barreira do Inferno, localizada no município de Parnamirim.
O maior cajueiro do Mundo se localiza na Praia de Pirangi do Norte, no município de Parnamirim.
O mar do Rio Grande do Norte é o segundo do mundo em salinidade, perdendo apenas para o Mar Morto.
A