A teoria da dependência: um balanço histórico e teórico por theotônio dos santos
Teoria das Relações Internacionais II – Professora Erica Resende
A Teoria Da Dependência: Um Balanço Histórico e Teórico por
Theotônio Dos Santos
“A Teoria da Dependência” de Theotônio dos Santos se apresenta como um trabalho que visa esclarecer o contexto histórico envolto ao surgimento da presente teoria, como também as diversas raízes teóricas que embasaram o tema. Theotônio nos apresenta alguns autores e suas linhas teóricas procurando destacar seus erros e acertos, delimitando uma nova linha de pensamento a ser tomada.
Theotônio leva seu ensaio das bases históricas da Segunda Guerra Mundial à crescente discussão da questão da dependência pela América Latina, Ásia e África, onde explicita alguns fatos históricos que mostram a relevância do tema.
Em meio aos acontecimentos decorrentes da Segunda Guerra Mundial, como o rearranjo das grandes potências, a diminuição da importância da Europa pela ascensão das duas potências que nos próximos anos ditariam as relações mundiais, e o dito “fim” do imperialismo até então amplamente praticado são alguns dos antecedentes históricos que o autor trata na primeira parte de seu texto.
Um ponto importante e que nos remete as reais bases do surgimento da Teoria da Dependência se faz presente ao notar a queda das potências imperialistas após a Segunda Grande Guerra. Com a ascensão dos Estados Unidos como país possuidor de tradições anti-imperialistas, e com a ascensão da URSS tentando expandir seu comunismo, o imperialismo agora muda de figura. É no conceito de áreas de influência que o mundo pós-Segunda Guerra vai se reorganizar.
O surgimento da Guerra Fria como caminho para a nova organização mundial traz consequências como a independência de países antes colonizados pelas grandes potências europeias e assim, uma nova realidade para a política e economia mundiais. Os dois polos de influência globais agora disputavam áreas na qual exerceriam poder. A política mundial se