Etica e moral
Apesar da semelhança, baseada no intuito de auxiliar o homem na construção do caráter e formação de cidadãos íntegros, tem-se na moral um caráter mais prático e na ética um caráter mais reflexivo. A moral está inconscientemente inserida no cotidiano das pessoas, diz o que se deve ou não fazer e provoca influência no modo de pensar e opinar dos seres humanos e é utilizada pelos seres continuamente. Por outro lado a ética traz uma visão mais racional, baseada nos princípios trazidos pela moral, estabelece regras e aplica-se a todos os sujeitos, mesmo aqueles que optem por não fazer uso da moral.
Os valores éticos de acordo com a definição de Maximiniano, em uma das citações do texto em estudo, podem ser relativos ou absolutos, podendo a conduta do indivíduo que faz o uso da ética, depender da situação ou obrigatoriamente ser ético, independente da situação vivenciada. A um professor, não cabe ficar corrigindo o discurso de uma pessoa em conversas informais, já a um médico cabe preservar a vida de quem está próximo a ele, mesmo que esteja em um domingo de folga com a família.
A ética empresarial é uma vertente importante da ética, pelo fato de que sua falta prejudica não somente um indivíduo, mas sim uma boa parte da sociedade, se não por completo. É bastante comum ver-se nos noticiários televisivos médicos que vendem serviços que não são habilitados a executá-los, como no caso de cirurgiões plásticos, que além de não fazerem o uso da ética profissional e empresarial, submetem a vida das pessoas que pagam pelos serviços a